11 de outubro de 2010

Vamos falar de intestino e macromoléculas??


Sim. Para entender o que é essa alergia a alimentos há que se falar destes dois.


O intestino, também conhecido como segundo cérebro, (já reparou que são parecidos?). É dividido entre delgado com + ou - 7 metros, e o intestino grosso com + ou - 1 metro e meio, ele é o responsável por 80% do nosso sistema imunológico, também produz serotonina(HÁ DE USAR BEM O INTESTINO PARA SER FELIZ), mas a função mais importante dele é a absorção dos inúmeros nutrientes que comemos. No intestino delgado decide-se o que vira energia e vitamina e o que vira bolo fecal (o cocô).
Através de microvilosidades, (parecendo uma pequena floresta) usando enzimas e bactérias o serviço é feito com grande eficiência.

A parede do intestino acreditava-se era uma barreira impermeável, entrou não vaza, tá fora não entra... mas veja bem o que eu disse, ACREDITAVA-SE, sim, hoje inúmeros estudos mostram que a permeabilidade intestinal é caracteristicas de algumas doenças e está inteiramente ligadas as reações alérgicas alimentares.



E as macromoléculas??

Pois é, proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são polímeros formadas pela união de várias moléculas menores, ou seja são MACROMOLÉCULAS!!

Hoje evidencia-se que quem tem permeabilidade intestinal sofre com a ação das macromoléculas nos intestinos.

E onde entra essa história toda??

Como já sabemos até aqui, as macromoléculas fogem pela parede do intestino causando uma reação do organismo, entendendo que há um invasor este reage com histamina, (reação alérgica), produzida pelo próprio organismo, esta surge para apagar o incêndio e causa as reações visíveis no corpo, edema de glote, coceiras, dermatites, sinusites, otites, bronquites e mais alguns ites...


Os mamíferos humanos, nossos bebês, não nascem com o intestino maduro, ou seja a parede intestinal não está pronta para alguns tipos dessas proteínas, por isso a recomendação do leite materno exclusivo até os 6 meses. Há estudos que mostram que o colostro ajuda essa maturação intestinal.


Mas peraí, meu bebê nunca teve nada?
Obrigada Deus.


Mas e os que tem e não se descobre? Os que tem anemia? Os que perdem sangue nas fezes sem as mães perceberem, e os que não ganham peso? E os que tem "apenas" dermatite atópica?

Não há estasticas sobre crianças e alergias alimentares, hoje sabe-se que aumentou a incidência, mas também caiu o índice de aleitamento materno. (Aqui vale uma reflexão... aumentou o indice de alérgicos a proteína do leite ou os médicos estão prestando mais atenção?)

Meus 2 filhos sempre mamaram leite materno!
Imagina o que seria deles se eu não amamentasse?

Como há os que não tem nada. Há os que tem predisposição genética. Aqui, o papai era bronquiteiro.


E tem cura???

SIM, o intestino NO SEU TEMPO, vai parar de vazar macromoléculas e aí... aí pronto, acabou o drama!!

Se quiser saber mais pergunta pro Pai Google!!

3 comentários:

  1. Oiiiiiii

    Tem um selinho pra vc lá no blog, ok?


    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Ana Alice,
    como saber se a alergia acabou? Seria dando os derivados do leite e depois o proprio leite?

    Alessanda

    ResponderExcluir
  3. Alessandra para voltar a consumir os alergenos tem algumas regras...

    Vamos lá... se a criança mama leite materno, a mãe consome o alergeno e observa possiveis reações.

    Se a criança está em uma dieta rigida pode tentar expor aos traços do alimento.

    A exposição ao alergeno em si pode ser perigosa, pois o organismo muito sensibilizado pode ter uma hiper reação, coisa que não necessariamente tenha acontecido antes.

    Minha dica: Procure orientação médica!

    beijo

    ResponderExcluir