4 de maio de 2011

Mamãe entristecida e a dieta da criança alérgica!!!

A coisa mais dificil nessa história de alergia é a adesão a dieta.

Em primeiro lugar por que a mãe tem toda uma expectativa de alimentar, dar biscoitos, pastéis, pizzas, danones, brigadeiros, chocolates na Pascoa e afins... aí vem o diagnóstico que cai como uma bomba na família.

Lembro bem quando recebi o primeiro diagnóstico do Henrique... "Mãe, esse menino tem alergia a leite de vaca... Como?? Como assim Doutor?? Nunca nem ouvi falar isso..."
Assim foi o primeiro...

Aí, claro você que sonhou, idealizou, fica muito triste e com dúvidas... a primeira é... E agora o que dar pra esse menino comer?? (Essa foi minha primeira dúvida) Depois como cresce sem leite? E o cálcio?? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas...

Depois de muito errar com o primeiro filho a dieta do segundo foi mais fácil e mais rígida... Fiz dieta já no hospital, (há estudos que dizem que dieta enquanto estiver grávida reduz a chance da criança desenvolver alergias a proteína do leite, nada muito bem fundamentado.)

A dieta enquanto se amamenta é defendida por muitos médicos (os mais antenados) e colocada em dúvida pelos céticos... tive as duas experiências aqui e afirmo que na segunda a alergia foi embora muito mais rápido que no primeiro caso....


O primeiro passo dessa mãe é se fortalecer, entender que há muitas outras formas de nutrir uma criança, como diz minha amiga Nana Guimarães, "nem só de leite de vaca vive o cálcio".


É importantíssimo que se faça uma dieta rígida, de preferência sem nem entrar os alergenos em casa, quem puder fazer todos entrar na dieta em casa fica mais fácil.

Há também que conscientizar os outros cuidadores, a dieta precisa da adesão de todos, minha família sempre colaborou, sempre evitou os alimentos e respeitaram as restrições, já ouvi casos de avós dando coisas escondidas, a escola, tias, e até o pai dando coisas restritas...

Tem casos em que a criança nunca melhora os sintomas e a mãe fica maluca sem saber o que está fazendo mal ao pequeno...

DIETA SIM E LOGO QUE DIAGNOSTICAR A ALERGIA!

3 comentários:

  1. Oi Alice,começar a dieta e manter fundamental.No início ficamos apavoradas,realmente é difícil,mas depois tudo vai entrando no ritmo e passa a fazer parte da nossa vida,vira rotina e família passa a ajudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficamos mesmo apavoradas, mas continuo mantendo o mantra da "Dieta sim!"

    Fico chateada qdo vejo os pais dando anti- alérgicos para as reações, sem saber que elas podem ficar cada vez mais fortes chegando a uma hiperreação podendo levar a morte!

    ResponderExcluir
  3. Olá descobri vcs e estou amando o espaço, quando descobri fiquei de boa, minha primeira filha teve problema de alergias e respiratoria, dai só tomou leite de cabra então reagir bem em não poder leite de vaca, ok e daí fiz a dieta indicada pelo medico para poder amamentar, passamos essa fase muito bem dei mama um ano e oito meses e sendo acompanhado só pelo pediatra, quando ele completou três anos a coisa foi mudando ai sim meu mundo caiu ele agora tem alergia alimentar trigo, ovo, soja, milho, amendoim, pera, abacaxi.... é tanta coisa e como vc disse que tem o apoio da família, com isso eu sofro o pai sente uma peninha e não quer dizer não dai acaba dando escondido e eu piro, foi pra casa da vó e lá ela deu fandango e a coisa ficou feia, ele foi para o hospital depois de ter vomitado desmaiado ficou quase quarenta minutos desacordado até que minha sogra agora caiu na real já o meu esposo acha que estou exagerando e ai Ana Alice eu levo esse barco praticamente só, tenho grande ajuda de Deus minha fé é que mim ajuda a passar sem enlouquecer.
    Esse é um pedacinho da minha história ou seja minha e do Kauê.

    ResponderExcluir