28 de março de 2011

E aí Doutor pode ou não comer?????






Uma das maiores dúvidas de todos que tocam nesse assunto é: o que pode ou não ser consumido por crianças alérgicas a leite.

Um dos problemas é a diferenciação entre alergia a proteína do leite e intolerância a lactose, mas a discussão aqui é outra.

Os Médicos e Nutricionistas estão bem preparados para analisar uma dieta correta?
Tenho cá minhas sérias dúvidas. Aí você pensa, baseado em que eu digo isso?? Digo a partir de minha experiência... enquanto meus filhos estavam em dieta de leite e derivados, vi médicos mandarem dar bebida láctea, farinha láctea e outros lácteos da vida...

Resgatei um estudo da UNIFESP, publicado em 2007 na Revista Paulista de Pediatria aqui o artigo na íntegra. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

O estudo trata da adequação da dieta baseada em alimentação adequada (o que entra ou não na dieta, o que pode ou não ser consumido) e recomendações de cálcio (avaliação da necessidade da criança e sua ingestão)



Vamos as conclusões do estudo:


66% dos Pediatras e 48,3% das Nutricionistas prescreveriam pelo menos um produto inadequado a crianças alérgicas.

25 a 40% dos profissionais não indicaram as fórmulas à base de hidrolisado protéico e fórmulas à base de aminoácidos como opções terapêuticas.

92,4% dos pediatras e 89,6% dos nutricionistas responderam corretamente sobre quais alimentos cortar da dieta, mas 20,7% dos pediatras e 17,2% dos nutricionistas limitam a exclusão da dieta ao leite de vaca e seus derivados, mas não mencionaram os produtos industrializados e as preparações que podem conter as proteínas do leite de vaca.

81,6% dos pediatras e 96,4% dos nutricionistas orientam os pais e/ou responsáveis das crianças a observarem todos os termos nos rótulos que indicam a presença das proteínas do leite no produto.

"No entanto, mesmo com as ponderações acima apresentadas, nossos resultados permitiram concluir que os profissionais entrevistados, pediatras e nutricionistas, demonstraram erro nos conceitos das principais recomendações terapêuticas da alergia às proteínas do leite de vaca, assim como houve falta de conhecimento, especialmente por parte dos pediatras, em relação às necessidades de cálcio para os lactentes. As discordâncias observadas em algumas orientações ou condutas ressaltam a necessidade de se elaborar estratégias educacionais que ampliem os conhecimentos destes profissionais, visando evitar a recomendação de dietas de exclusão sem efetividade ou a ocorrência de déficits nutricionais por dietas que não preencham as necessidades nutricionais do lactente."

É bom lembrar que os estudos foram realizados em hospitais com profissionais ligados a área de alergia alimentar o que pode superestimar os resultados em relação a orientação de dietas, já que mesmo estes ainda tem dúvidas de o que pode ou não ser dado as crianças!!!


FIQUE DE OLHO!!!!!

Um comentário:

  1. Te acho uma maezonha, sabia?
    Vc faz, luta, corre, prova e conquista!! Parabens!
    adoro vc amiga!!
    bjus nos meninos

    ResponderExcluir