13 de maio de 2011

Receita: Mini bolo pão de mel!




Depois de uma pane de dias no "BLOGGER" vou atualizar as receitas... essa de hoje fiz há alguns dias... a receita original veio daqui: http://cliqueagosto.pop.com.br/receitas/minibolo-de-pao-de-mel


Fiz as adaptações e voilá!! Delicia as crianças super aprovaram... só aviso logo que rendeu apenas 4 bolinhos desse tamanho... já dobrei a receita e fiz numa forma de bolo inglês... delícia!!


Receita:

• 1 xícara (chá) de farinha de trigo

• 6 colheres (sopa) de açúcar

• meia colher (chá) de canela em pó

• 1 pitada de cravo em pó

• meia colher (chá) de fermento em pó

• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

• 1 colher (sopa) linhaça moída com um pouco de água (aqui quem pode ovo coloque 1 unidade)
• 4 colheres (sopa) de óleo

• meia xícara (chá) de água com mel (na receita original mandar usar ades de mel, eu ignorei isso!)

• Para untar e enfarinhar
• óleo
• farinha de trigo

Modo de fazer:

Coloque os secos em uma vasilha e depois acrescente os líquidos, forno pré aquecido e na temperatura de 200º (forno médio)

Demora uns 15 minutos, ou até enfiar o palito e esse sair limpo!!

Na cobertura derreti um pouco de granulado com 2 colheres (sopa) de água, na chama do fogão mesmo!



Meninos adoraram!

4 de maio de 2011

Mamãe entristecida e a dieta da criança alérgica!!!

A coisa mais dificil nessa história de alergia é a adesão a dieta.

Em primeiro lugar por que a mãe tem toda uma expectativa de alimentar, dar biscoitos, pastéis, pizzas, danones, brigadeiros, chocolates na Pascoa e afins... aí vem o diagnóstico que cai como uma bomba na família.

Lembro bem quando recebi o primeiro diagnóstico do Henrique... "Mãe, esse menino tem alergia a leite de vaca... Como?? Como assim Doutor?? Nunca nem ouvi falar isso..."
Assim foi o primeiro...

Aí, claro você que sonhou, idealizou, fica muito triste e com dúvidas... a primeira é... E agora o que dar pra esse menino comer?? (Essa foi minha primeira dúvida) Depois como cresce sem leite? E o cálcio?? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas...

Depois de muito errar com o primeiro filho a dieta do segundo foi mais fácil e mais rígida... Fiz dieta já no hospital, (há estudos que dizem que dieta enquanto estiver grávida reduz a chance da criança desenvolver alergias a proteína do leite, nada muito bem fundamentado.)

A dieta enquanto se amamenta é defendida por muitos médicos (os mais antenados) e colocada em dúvida pelos céticos... tive as duas experiências aqui e afirmo que na segunda a alergia foi embora muito mais rápido que no primeiro caso....


O primeiro passo dessa mãe é se fortalecer, entender que há muitas outras formas de nutrir uma criança, como diz minha amiga Nana Guimarães, "nem só de leite de vaca vive o cálcio".


É importantíssimo que se faça uma dieta rígida, de preferência sem nem entrar os alergenos em casa, quem puder fazer todos entrar na dieta em casa fica mais fácil.

Há também que conscientizar os outros cuidadores, a dieta precisa da adesão de todos, minha família sempre colaborou, sempre evitou os alimentos e respeitaram as restrições, já ouvi casos de avós dando coisas escondidas, a escola, tias, e até o pai dando coisas restritas...

Tem casos em que a criança nunca melhora os sintomas e a mãe fica maluca sem saber o que está fazendo mal ao pequeno...

DIETA SIM E LOGO QUE DIAGNOSTICAR A ALERGIA!